terça-feira, 19 de outubro de 2010

Plano de Aula


PLANO DE AULA
HIGIENE E SAÚDE
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: Escola Paroquial “Cristo Rei”
DISCIPLINAS: Ciências.
ANO: 1º TURMA: Sylvia Orthof
DATA DA REALIZAÇÃO DA AULA: 27/08/2010
RESPONSÁVEL: Valdete Pereira Costa

2. COMPETÊNCIAS:


 Ser capaz de adotar atitudes de promoção e manutenção da saúde pessoal, social e coletiva, utilizando-se das informações sobre o organismo humano, para reconhecer os fatores internos e externos do corpo que concorrem para a manutenção do equilíbrio e para prevenção de doenças comuns em sua comunidade.

3. COMPONENTE CURRICULAR: Saúde

4. HABILIDADES:

 Compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à saúde,
 Identificar a importância da higiene pessoal;
 Identificar alguns alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde.
 Reconhecer a importância de lavar as mãos em momentos específicos.
 Analisar os cuidados co o corpo e as doenças que estão associadas à falta de higiene.

5. EIXO:


 Ser humano e saúde.


6. CONTEÚDOS:

 Higiene e saúde.
 Cuidados na alimentação
 Higiene pessoal


7. SITUAÇÃO DIDÁTICA:


 Iniciar a aula motivando os alunos com a leitura de boas maneiras e uma musica sobre a higiene, logo após a música apresentação de um vídeo sobre hábitos de higiene.

 Após assistir ao vídeo poderemos conversar com os alunos sobre o assunto dando ênfase para:

O corpo: cheiro do corpo (origem do odor) – podendo falar sobre o que influência no odor: as glândulas sudoríparas, raça, genética, atividade física, alimentação e fungo.

As orelhas: Como limpá-las;

Os dentes: a forma correta de se escovar e quando escovar;
Cabelo: como lavar os cabelos e a importância de mante-los bem cortados para se evitar piolhos;

Mãos, pés e unhas: como e quando lavar as mãos, sempre mantendo as unhas dos pés e mão bem aparadas.

 Solicitar que os alunos identifiquem através de atividade xerocopiada figuras de objetos que podem ser usados para nossa higiene pessoal.

 Solicitar que os alunos representem através de desenho no caderno de produção textual o que entendeu da história;


8. RECURSOS DIDÁTICOS;
 Computador;
 Data show;
 Caderno de produção textual do aluno;
 Maquina fotográfica;
 Atividades xerocopiadas.
 Video: Saúde ! com Dr. Esporte http://www.evoluircultural.com.br/

9. AVALIAÇÃO;
 Será realizada após observação e a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula;

 Participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.

 Observar a compreensão dos alunos em relação às atividades desenvolvidas

10. TEMPO PREVISTO:

 02 horas por assunto

11. REFERÊNCIAS:
Fluxo de aulas Programa Circuito Campeão (Ciências e Arte)

Matriz de habilidades - IAS

Sites: YOU TUBER.com
Referencial Curricular (Ensino Fundamental 1º ao 5º Ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário